5 ERROS NA HORA DE ALUGAR UM IMÓVEL

      Eu sou Alex, da Imobiliária Pouso Alegre Bons Imóveis e estou aqui hoje pra ajudar  você, proprietário de imóveis, a não entrar em uma furada na hora de alugar seu imóvel particular. Claro que pra falar sobre isso, eu tenho conhecimento sobre o assunto. Trabalho com locação desde 2014, em ritmo acelerado. Mas, através de vários erros, obtemos vários aprendizados, que hoje consigo colocar em prática administrando mais de 100 imóveis. Portanto, amigo proprietário, com o intuito de proporcionar negociações eficientes e lucrativas, para todas as partes envolvidas trago dicas para você alugar seu imóvel da forma mais assertiva possível. Fiquem atento a esses 05 ERROS que você pode cometer ao alugar seu imóvel particular.

 

 

 1. NÃO CONHECER O INQUILINO

Esse é o erro mais comum, sabe por quê?_  Porque grande parte dos locadores , tem prejuízos alugando o próprio imóvel  pra pessoas conhecidas. Isso porque, conhecer seu inquilino vai muito além da pessoa ser alguém legal e sociável. Você precisa conhecer ele, como cliente no mercado. Aqui, não somos burocratas, e mesmo assim, buscamos saber exatamente para quem estamos alugando em um aspecto geral. Inclusive, você que é nosso inquilino e está lendo esse conteúdo, saiba que não só acreditamos que você é uma boa pessoa, procuramos saber mesmo. 

 

Mas, não se esqueça, esse é o principal erro!

 

  2. NÃO FAZER UMA VISTORIA ADEQUADA

Uma das coisas mais importantes, que deve ser detalhada minunciosamente e muitas das vezes não levamos em consideração. Pra vocês terem uma ideia, nós da imobiliária já cometemos erros em função disso, já chegamos a pagar manutenções em imóveis por não nos atentarmos sobre. Mas hoje, levamos tão a sério, que sempre temos um vistoriador nosso, de nossa confiança e extremamente detalhista. E uma vistoria bem feita vai além de fotos bem feitas. Uma vistoria adequada consiste em citar minunciosamente cada detalhe do imóvel, como: Furos de parede, marca de tinta, puxador quebrado... Enfim, a situação física em que o imóvel se encontra detalhadamente.

Além disso, deve ser montado um laudo de vistoria muito claro, onde, o que não foi conferido (muitas vezes vazamento ou problemas com tomadas) seja relatado no laudo. Um exemplo disso é que alguns imóveis disponíveis para locação ficam com água e luz desligadas. Nesse caso o ideal é esclarecer um prazo para que o inquilino se manifeste em casos de problemas e imediatamente o vistoriador vá lá conferir, fazer fotos e relatar ao locador.

Portanto, vistorias chegam a ser tão complexas, que poderíamos citar muitas outras situações que acontecem com frequência, por falhas banais na vistoria. Então, mesmo que você esteja alugando particular, faça uma boa vistoria, ou até mesmo, contrate um bom vistoriador. Hoje em dia existem várias empresas sérias que fazem isso.

 

 

3. NÃO TER AMPARO JURÍDICO

Outra falha imensa na hora de alugar um imóvel é não ter amparo jurídico. Eu falo isso tanto para o locador, quanto para o proprietário e até a imobiliárias e corretores. Aliás, qualquer negócio imobiliário deve ter apoio jurídico. Aqui na Imobiliária Pouso Alegre Bons Imóveis o setor onde envolve mais pessoas é o de locação, e o que tem mais trabalho é o nosso jurídico. Você pode achar que é capaz de resolver tudo sozinho, mas, apenas quando se depara com situações inimagináveis no período de locação que irá perceber a importância de ter um advogado esclarecido e conciliador a seu favor. Não basta um contrato bem elaborado, uma vistoria bem feita, se no período de locação, houver algum problema, que esteja em desacordo com o combinado.

 

 4. MÁ AVALIAÇÃO MERCADOLOGICA

 Neste tópico, você pode tomar prejuízos incalculáveis, e acontece em duas situações distintas:

  1.  Quando você coloca seu imóvel para alugar, muito acima do valor real, não vai alugar. Isso acontece muito. Pouso Alegre é uma cidade que tem um alto giro de locação, mas ainda é comum, ver imóveis que ficam no mercado por meses e até anos, parado, sem alugar. Tudo isso pelo simples fato do proprietário não saber quanto realmente vale o aluguel de seu imóvel
  2.  Outra situação que traz prejuízos incalculáveis Quando você coloca seu imóvel para alugar, muito abaixo do valor real. Isso acontece muito, até pela mentalidade de: “é melhor pingar do que secar”. Pensamento errado. Seu imóvel deve ser alugado no valor real, considerado por nós como bom e constante. Ao invés do falso ótimo esporádico. Administramos imóveis há 06 anos e existem inquilinos que já estão no mesmo imóvel por todo esse período. Qual o segredo pra isso? Avaliação mercadológica. E isso é muito complexo.

Esse ano, por exemplo, no período de pandemia, o valor do aluguel chegou a cair 20% em alguns lugares; e em outros bairros, como o Santa Rita, os valores se mantiveram e houve até reajuste. Como isso é possível? Oferta e demanda. A alta procura de imóveis para locação residencial no bairro só aumentam, diante da crescente contratação de uma empresa farmacêutica próximo ao local. Então, esse assunto de avaliação mercadologia, parece não ser tão importante, mas é algo que te traz prejuízos e muitas vezes você nem imagina. Tudo isso, pois está com seu imóvel alugando muito barato, tomando prejuízo todo mês de pagamento, ou está com seu imóvel parado, colocando a culpa no mercado de locação.

 

5. NÃO CONTRATAR UMA ADMINISTRADORA DE IMÓVEL

 Isso é essencial. Seu imóvel, se usado para gerar renda de locação, Se torna uma empresa e uma empresa mal gerida é futuramente uma empresa falida. Quer falir sua empresa? Quer falir seu imóvel? Um imóvel mal administrado, que não toma os cuidados básicos que mencionei em todo esse artigo, é um imóvel falido. A má administração de um imóvel na locação é capaz de desvalorizar seu imóvel na hora da venda. Não ter os cuidados necessários na hora de alugar o seu imóvel, só vai te trazer prejuízos e dores de cabeça.

 

Nós da Bons Imóveis , estamos por vocês e por um mercado imobiliário cada vez mais lucrativo e satisfatório para todos os envolvidos, convidamos você a vir para Bons Imóveis! Com a nossa ajuda VOCÊ pode Mais! Sua Conquista é a nossa Prioridade!

 

 

Localizada na Av. Luiz Carlos Vilela- n° 515, a imobiliária encontra-se na região Comercial mais promissora de Pouso Alegre, situada a 01 min. do Fórum TJMG, que liga com as principais vias de acesso. A imobiliária também conta com um ambiente agradável, em um bairro totalmente arborizado, próximo também do Parque Francisco Vilela.

Lá acontece a maioria das negociações de #Locação. Buscamos ser a mais completa imobiliária com prestação de serviços da cidade, tais como:

1. Avaliação Mercadológica;

2. Marketing Estratégico;

3. Análise de Crédito;

4. Vistoria Profissional;

5. Administração de imóveis alugados;

6. Acessória Jurídica Exclusiva.

 

CONHEÇA ALGUNS DEPOIMENTOS DE CLIENTES BONS IMÓVEIS | Clique aqui

 

Locação
Venda